sábado, julho 07, 2007

Os mais esperados do ano

Parece que, entre este ano e o ano que vem, alguns artistas da música POP da década de 80 devem ressurgir das cinzas após um longo período fora da mídia, como é o caso da cantora norte-americana Cyndi Lauper e do cantor Michael Jackson.

Segundo o site Billboard, Madonna, Michael Jackson e Cyndi Lauper estão entre os dez colocados na lista dos futuros álbuns mais aguardados do ano (2007/2008). No entanto, nenhum dos cantores anunciou uma data oficial para o próximo lançamento. Mas disseram que estão trabalhando em algo novo – que novidade!?

O cantor Michael Jackson não lança nenhum álbum com canções inéditas desde 2001, do aguardado “Invincible”. Porém, nos últimos meses, Michael tem se reunido com grandes produtores musicais para elaborar em seu próximo projeto. Mas ainda nenhum detalhe foi divulgado. Segundo o próprio cantor, em entrevista exclusiva a um canal britânico, o lançamento ocorre ainda este ano.

Conhecida como “rainha do pop”, a imagem de Madonna sempre esteve ligada à mídia nos últimos vinte anos, pelo menos. Talvez seja a única cantora que tenha sobrevivido ao som do POP Rock da década de 80. O segredo da estrela está na inovação de seu visual, no acompanhamento das mudanças e dos estilos musicais, que se faz necessário, e no “provocamento” da mídia com algo inusitado, como por exemplo, a crucificação em uma cruz de espelhos em sua última turnê, “Confessions Tour” ou a simulação de masturbação durante a “Blond Ambition Tour”, em 1990, que virou até documentário, intitulado “Na Cama com Madonna”.

Em entrevista ao fantástico há cerca de dez anos, Madonna afirmou que, antes de qualquer lançamento de um álbum, procura estudar bastante, ou seja, pesquisar um pouco sobre o novo trabalho e o que pretende com ele, evitando assim, erros que são imperdoáveis num patamar em que ela se encontra.

Com certeza, esse é um detalhe que pode fazer uma grande diferença no resultado de um trabalho comercial. É preciso acompanhar as mudanças e estilos musicais que surgem se quiser realmente sobreviver e ser lembrado nesse ramo.

No entanto, Cyndi Lauper nunca seguiu os conselhos de Madonna. Explodiu como uma bomba em na metade da década de 80 e chegou até rivalizar com a “rainha”. Cyndi teve grandes sucessos que embalaram as rádios até o fim dos anos 80 e, claro, ainda é possível escutar uma de suas canções durante a programação das emissoras, como “True colors”, “Girls just wanna have fun” e “Time after time”. No entanto, sua imagem apagou-se nos últimos dez anos.

Após a década de 80, Cyndi tentou inovar lançando álbuns que receberam as melhores críticas possíveis. Mas o gosto musical da maioria ainda não estava preparado para essa inovação drástica. Após uma década, seu nome começa a surgir novamente na mídia, principalmente depois de sua última turnê, “True Colors”, que se encerrou em Los Angeles no último dia 30.

Inclusive até a cantora Britney Spears, que encabeça a lista da Billboard, quis pegar uma carona na turnê de Cyndi Lauper. No entanto, cometeu um erro. Esqueceu-se que Cyndi é exigente e não permite dublagem em seus shows. O final da história? Cyndi não permitiu que Britney participasse de seu show usando o famoso playback – o mesmo que ela utilizou no Brasil e foi vaiada durante o “Rock in Rio”.

Mais uma vez Cyndi Lauper tentará inovar. Segundo a cantora, o seu próximo álbum, “Savoir Faire”, com lançamento previsto para o janeiro de 2008, será baseado em música “dance”, seguindo os passos de sua antiga rival, Madonna, que obteve um grande sucesso com o último álbum.

A novidade mais recente é que, depois do sucesso da pequena turnê “True Colors”, que rendeu matérias em grandes jornais norte-americanos, após 13 anos, ela volta ao Brasil, com uma nova turnê, no dia 2 de outubro, no Credicard Hall, em São Paulo.

Ainda a lista da Billboard traz nomes como Cher e Whitney Houston. Será que passaremos por uma fase “A volta dos mortos vivos”? Precisamos aguardar para ver se a moda volta como realmente diz o ditado.

Nenhum comentário: